POST BLOG

QUANTO CUSTA PARA ABRIR UMA EMPRESA?

Será que é fácil e barato constituir uma empresa nos dias de hoje?
Processo de constituição da empresa
No início de todo o processo, vai para a junta comercial, às vezes o cartório, Receita Federal, Receita Municipal, Receita Estadual – dependendo da atividade – se a sua empresa vai ser comércio, serviço, indústria, isso vai diferenciar se sua empresa terá todos os processos, todas as inscrições nos órgãos ou não.
Mas, para toda a empresa é obrigatório:

Registro na Junta Comercial;
Cartório;
Receita Federal;
Receita Municipal.
Qualquer tipo de empresa tem que ter esses documentos e registros. O que vai diferenciar se terá inscrição estadual ou não é se sua atividade for comércio.

Lembre-se, mesmo sendo um e-commerce, uma loja totalmente virtual, uma empresa toda online se a sua atividade é de comércio, obrigatoriamente tem que ter uma Inscrição Estadual, porque o estado que faz essa liberação da venda de mercadoria, é preciso entender isso também.
O processo como um todo está mais barato?
Sim! Mas quando falamos em mais barato, não é somente no aspecto financeiro.

O custo também caiu, o custo de uma empresa hoje está muito menor do que antigamente e o processo está muito mais rápido.

Isso varia de cada junta comercial, de estado para estado, prefeitura para prefeitura porque nem todos estão utilizando o cadastro sincronizado.

Entenda o que é o cadastro sincronizado
O cadastro sincronizado é quando você registra num órgão e automaticamente ele já comunica com outros e isso ainda não está acontecendo com todos os estados.

Em alguns estados o processo é muito rápido como em Belo Horizonte, por exemplo, a partir do momento que você dá entrada no processo, automaticamente já sai tudo junto: inscrição municipal, estadual, contrato social é um processo bem rápido.

Mas, em outros municípios isso não é assim, ainda existe um processo um pouco lento, mas nada que seja muito complicado.
Tenha o controle financeiro
É muito interessante ter um caixa para cobrir suas despesas iniciais.

Em um negócio alguns vão conseguir fazer a sua venda imediatamente, se tiverem um processo estruturado, mas outros negócios tem um processo de maturação mais lento e você tem que ter um caixa para arcar com todas essas despesas.

Outra coisa que escutamos bastante é: a contabilidade é muito cara.

Contabilidade não é caro e é extremamente necessária!
Documentos essenciais para o seu negócio
Quando abrir uma empresa terá documentos importantes que devem ser guardados a 7 chaves, pois são a identidade do seu negócio.

Você sempre pode precisar desses documentos e tem que ter eles em mãos, confira a seguir quais são:

Contrato social ( registrado na junta comercial ou no cartório);
Cartão do CNPJ que é o registro na Receita Federal;
Inscrição Municipal – a inscrição que o município liberou a sua atividade naquele endereço;
Alvará de localização – em algumas atividades o alvará é dispensado por ser de baixo impacto, mas para outras é necessário. Isso o departamento de legalização vai te passar
Inscrição estadual – que é o estado liberando a comercialização daquele produto.
O Estado também cuida de outras atividades que consideramos como serviço, como por exemplo, transporte.

Quem faz transporte rodoviário de carga é obrigatório ter o registro estadual também, pois de certa forma está transportando mercadoria.

É essencial que tenha esses documentos em mãos.
Abrir o seu negócio hoje é muito simples, o que precisa aprender são outras coisas, outros detalhes sobre o seu negócio como vendas, marketing, como oferecer para o seu cliente algo diferente e inovador.

No empreendedorismo digital tenha em mente que é preciso inovar sempre.

Aposte inovando em pequenos pontos da sua empresa, seguem os principais:

Atendimento;
Processo de marketing;
Processo de vendas;
Processo interno com colaboradores;
Comunicação com o cliente.
Com certeza pequenas mudanças farão total diferença no seu negócio.